Sem dúvida, qualquer um que presencie um desses fenômenos naturais jamais esquece. O resultado após um desses fenômenos é sempre de destruiçao e prejuízo. Aqui no Brasil muita gente ainda acha que não tem risco de cruzar com um desses fenômenos pelo fato de não ser tão comum aqui como é em muitos outros países, só que o que essas pessoas não sabem é que aqui tem mais ocorrências desses fenômenos devastadores do que se imagina.

Mas de fato, o que são esses fenômenos? Quais as diferenças entre tornado, furacão, ciclone e tufão? Como os classifico?

Além de esclarecer a estas perguntas, vamos mostrar um pouco do poder devastador de cada uma delas com fotos e vídeos.

Vamos às definições:

Tornado

É o mais devastador e destruidor de todos os fenômenos naturais. Um tornado se forma quando um “bloco de vento” acaba girando com muita força subtamente entre uma nuvem e o solo. Normalmente um tornado se forma na parte da tarde que é quando a atmosfera se torna mais variável. Científicamente não há uma definição comprovada para a formação de um tornado. Estes dados são baseados em observações, mas é muito difícil fazer a comprovação. Apesar disso, há um conceito que classifca os tornados. Para classificar os tornados, foi criada uma tabela, conhecida como Escala Fujita de seu criador Dr. Ted Fujita. Há outras, mas esta é a tabela referencial entre os cientistas. A medição de um tornado é feita sempre pelo estrago que ele possibilita, não pelo tamanho, pois pode haver tornados enormes e fracos. Veja a tabela…

ClassificaçãoVelocidade dos ventos (Km/h)Largura (metros)Comprimento (Km)Estrago
F065 – 1153 – 200 – 2Leves
F1115 – 18010 – 1001 – 5Moderados
F2180 – 25050 – 5002 – 20Fortes
F3250 – 330500 – 10005 – 60Severos
F4330 – 4201000 – 200010 – 150Devastadores
F5420 – 5302000 – 500010 – 500Incríveis

Recentemente as pesquisas descobriram que muitas dos fenômenos ocorridos no Brasil foram atribuídos à vendavais, mas eram na verdade tornados. Aqui no Brasil é mais propício ocorrer tornados no Outono e na Primavera e há diversos registros no Sul do país.

Os tornados podem ter nomes diferentes conforme sua formação. Existem tornados de vórtice múltiplo que tem duas ou mais colunas de ar girando, tromba de água que são tornados formados sobre águas e landspout que são formados sobre a terra e tornados satélite que são tornados que so formam ao redor de outros tornados como se estivesse em órbita de um funil de tornado maior (eis o por que do nome).

Fotos de tornado

tornados 13 Tornado, furacão, ciclone e tufão. Diferenças, vídeos e fotos

tornados 09 Tornado, furacão, ciclone e tufão. Diferenças, vídeos e fotos

tornados 07 Tornado, furacão, ciclone e tufão. Diferenças, vídeos e fotos

.

Vídeos de tornado

Em Criciuma

Em canavieiras

Em Florianópolis

Furacão, tufão e ciclone

São termos dados à um ciclone topical (nome dado por se originar principalmente em áreas tropicais) que por sua vez é basicamente uma tempestade com trovões e ventos fortes e também são conhecidos como tempestades tropicais tepestades ciclônicas e depressões tropicais. A medição deste fenômeno é feita através de seu tamanho à partir do centro de circulação. Não sei se tem uma tabela definida, por isso montei a minha com dados coletados pela net…

TamanhoGrau de latitudeTipo
222 kmMenos de 2Muito pequeno/Anão
222 a 333 km2 a 3Pequeno
333 a 666 km3 a 6Normal
666 a 888 km6 a 8Grande
Acima de 888 kmAcima de 8Muito Grande

Fotos de furacão, ciclone ou tufão

tufo Tornado, furacão, ciclone e tufão. Diferenças, vídeos e fotos

01154035600 Tornado, furacão, ciclone e tufão. Diferenças, vídeos e fotos

Videos de furacão, ciclone ou tufão

Furacão Ivan

Furacão Katrina

Furacão no meio de um jogo de futebol

Confira Outras Postagens: